Brazilian Film & Video Preservation Project
Brazilian Film and Video Preservation Project (BFVPP) é uma iniciativa para assegurar a preservação de obras de imagens em movimento realizadas de 1960 até 1984, possibilitando que historiadores e interessados na arte contemporânea estabeleçam novo contato com os primórdios da videoarte e dos filmes de artista.
Sobre a Iniciativa
O Ostrovsky Family Fund (OFF) realiza, desde 2015, o Brazilian Film and Video Preservation Project (BFVPP) – Projeto de Preservação de Filmes e Vídeos Brasileiros – num esforço para criar matrizes digitais e promover o acesso a filmes e vídeos de arte. Além das cópias digitais de alta qualidade e o depósito do material em instituições de salvaguarda, o projeto registra o contexto de realização desses trabalhos audiovisuais por meio de entrevistas filmadas com cada artista, ilustradas com documentação correlata, além de ensaios redigidos por um(a) curador(a) nacional e outro(a) internacional sobre a obra audiovisual da artista, filmografia e breve biografia de cada uma das brasileiras que fazem parte do projeto.
Objetivo
Este projeto foi criado para salvaguardar trabalhos audiovisuais de artistas brasileiras que tenham experimentado a linguagem de imagens em movimento — com ou sem som — em diferentes suportes (filme super-8, U-matic, 1/4 de polegada, dentre outros). Para além disso, o BFVPP busca viabilizar o acesso a pesquisadores que se interessem em conhecer essas obras, reavaliar seu significado e sua importância no contexto da produção e, hoje, sob uma perspectiva histórica mais ampla.
Nesse sentido, através das entrevistas e dos ensaios, o BFVPP promove revisões a fim de enfatizar a importância da preservação desses trabalhos em longo prazo: obras únicas e particulares que chamam a atenção para um conjunto maior de produção, em diálogo com o contexto cultural, tecnológico, social e político de uma época e de um país.
Realização e Parcerias
Este projeto de preservação e difusão de obras audiovisuais foi criado pelo Ostrovsky Family Fund (OFF), uma fundação americana com foco nas artes, nos direitos humanos e na justiça social, com afinidade especial pela imagem em movimento, que firmou parceria com a Electronic Arts Intermix (EAI), em razão de sua reputação internacional no apoio, estudo, exibição e preservação de trabalhos experimentais eletrônicos. A EAI está conduzindo a análise do material e realizando as ações de preservação.
O OFF também se uniu em parceria com a Associação Cultural Videobrasil (VB), que abriga uma extensa coleção de trabalhos em vídeo a partir dos anos 1980.
Todas as instituições comprometidas com o Brazilian Film and Video Preservation Project são associações sem fins lucrativos. O OFF (1987), a EAI (1971) e a VB (1991) promovem visibilidade e acesso à videoarte. Todas são dedicadas ao reconhecimento de trabalhos audiovisuais de vanguarda.
Outras dimensões
As artistas mantêm todos os direitos sobre suas obras. Uma matriz digital é entregue à autora das obras, uma segunda é depositada no arquivo da Associação Cultural Videobrasil, em São Paulo, no Brasil, e a terceira na Electronic Arts Intermix, em Nova York, nos Estados Unidos, para salvaguarda, pesquisa e consulta — exclusivamente in loco e em conjunto com o material de contextualização do projeto.
Desdobramentos
Além do interesse principal do projeto, a restauração de material bruto capturado entre 1960 e 1984 para a realização de novas obras surge concomitantemente ao exercício da preservação das obras pregressas finalizadas no período contemplado.
Hoje, nas feiras e exposições de arte, as pinturas e as esculturas estão em primeiro plano, o que aumenta o nosso comprometimento em reconhecer e inspirar obras de arte experimentais realizadas com imagens em movimento, ainda renegadas ao segundo plano no mercado.
Termos e condições